Central de
Atendimento

0

Frete Grátis

acima de R$299 | Brasil

R$34,99 cada Camiseta

de 10 a 29 camisetas

R$29,99 cada Camiseta

acima de 30 camisetas

Pague com cartão

em até 06x s/ juros

Somos Especialistas

em vestir sua fé

19/03/2023

Dicas para evangelizar jovens pelas redes sociais

É fato que, no mundo atual, fazer parte das redes sociais é quase uma unanimidade entre os mais jovens. Seus perfis são, cada vez mais, uma forma de expressarem quem são, o que pensam, o que consomem e com quem se relacionam.

Para não ficar distante deste público, a Igreja vem se adaptando também a essa realidade. O Papa Francisco, por exemplo, possui perfil pessoal em diversas redes, como Twitter e Instagram, e se mostra bastante atuante na evangelização por meio das mídias digitais.

Agora, gerar conteúdo religioso para o público jovem não só é um desafio, mas uma necessidade para a comunicação cristã. Conteúdo esse, que irá competir com todo o restante de assuntos de interesse da juventude. Por isso, precisa ser interessante e relevante.

A seguir, confira as dicas que preparamos para evangelizar os jovens pelas redes sociais!

# Criatividade

Céu azul claro com algumas nuvens com coloração rosa

Levar a Palavra de Deus para os jovens por meio das mídias digitais, é uma oportunidade para a Igreja se aproximar e dialogar com as novas gerações. O primeiro passo para gerar conteúdos atrativos para esse público é a criatividade. A quantidade de informações que circula diariamente pelas telas dos computadores e smartphones é gigantesca! Somente o que realmente se destacar, vai reter a atenção deles.

Buscar formatos alternativos, aproveitando-se das ferramentas cada vez mais interativas que as mídias digitais oferecem, é um bom caminho. A interatividade é, inclusive, a melhor forma de saber o que os jovens esperam e o que estão achando dos conteúdos apresentados. Estimular a participação e o feedback ajuda muito nesse processo.

# Exclusividade

Grande avenida com muitas pessoas em circulação sobre faixa de pedestre

Também, é de grande importância que esse conteúdo seja exclusivo. Replicar conteúdos interessantes é sempre válido, mas, gerar material inédito é muito mais relevante. Para isso, pode-se buscar inspirações e referências, e depois, adaptar o conteúdo, buscando uma nova abordagem, mais adaptada ao público destinado.

Um exemplo é apresentar o Evangelho do dia em forma de vídeo, em vez de apenas texto. Unindo criatividade com a exclusividade, as chances de gerar impacto nas publicações aumentam muito.

# Direcionamento

 

Adaptar-se ao público é justamente a dica mais importante. Não somente buscando temas de interesse dos jovens, mas, utilizando linguagens adequadas a essa faixa etária.

Para cumprir a missão de evangelizar, pode-se trazer para a realidade atual aquilo que foi ensinado e vivido por Jesus, além da vida dos santos, distantes e recentes, que seguiram a Cristo e testemunharam a fé, mostrando como a santidade pode e deve ser buscada por todos, mesmo nos dias de hoje.

# Presença Digital

Mãos sobre teclado de notebook, indicando que está digitando

Para, de fato, atingir o público pretendido, é necessário estar aonde eles estão. Ficar atento aos movimentos de convergências das mídias, garante acompanhar as mudanças constantes nas preferências de quais redes sociais estão sendo mais ou menos utilizadas. Em se tratando do público jovem, essa tendência é ainda mais forte.

Para isso, é preciso abrir-se ao novo e não mostrar resistência ao surgimento de mídias e das mais variadas ferramentas. Explorar, testar, “colocar a mão na massa” sem medo de errar é o caminho para a descoberta e adaptação ao mundo digital. Fazer parte dele, efetivamente, é, cada vez mais, uma forma assertiva de falar ao jovem cristão, que anseia por uma Igreja que se comunique com quem ele realmente é.